Destaques

Presidentes da Câmara e do Senado discordam sobre nova Constituinte

Apoie o PlanetaOsasco

Em meio ao debate sobre a possibilidade de prender réus antes da conclusão do processo judicial, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado concordam que o assunto deve ser discutido. Mas discordam sobre os encaminhamentos.
Ao chegar ao Senado, nesta terça-feira, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, sugeriu que as lideranças de bancadas pensassem na possibilidade de uma Assembleia Nacional Constituinte para escrever uma nova Constituição Federal. Em seguida, a assessoria dele disse que não passava de uma ironia. Depois, Alcolumbre confirmou que falava sério e reiterou a proposta.
“Há uma divergência enorme, e essa matéria lá na frente pode ser judicializada de novo. Em relação a propor uma nova Constituinte, eu acho que há muitos anos volta e meia o debate da Constituinte vem à tona no Congresso Nacional. Então se há novamente esse impasse, quero trazer o debate da nova Constituinte para esse momento importante da história nacional”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, discordou da ideia de reescrever a Constituição.
“O Brasil tem uma Constituição que é jovem ainda, não é o melhor caminho. Uma mudança constitucional pode ser instrumento inclusive de restrições de liberdades. Então temos uma Constituição que tem coisas boas, coisas que precisam ser modificadas e outras preservadas. Agora uma nova Constituição é uma sinalização ruim, vai gerar insegurança grande se esse assunto prosperar nos próximos dias. Mas respeito a posição do presidente Davi”.
Ainda sobre a PEC da prisão após a segunda instância, Rodrigo Maia disse esperar que os deputados não descaracterizem uma cláusula pétrea e defendeu que a Justiça seja mais rápida.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax