Destaques

Barco hospital de Rondônia atraca no município de Surpresa nesta sexta-feira

Apoie o PlanetaOsasco

A Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, o chamado Barco Hospital, já começou os atendimentos às comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas do Vale do Guaporé, em Rondônia.
O barco, que fica ancorado no município de Guajará-Mirim, a pouco mais de 300km de Porto Velho, saiu em missão no dia 4 deste mês para prestar diversos tipos de serviços médicos e sociais para pessoas que moram em áreas de difícil acesso no estado.
Entre eles, atendimentos odontológicos, clínica geral, vacinação, exames laboratoriais, emissão de documentos e assistência social.
A unidade já passou pelas comunidades de Deolinda, Barranquilla, Soltério e Ricardo Franco. Nesta sexta-feira, segue viagem até o distrito de Surpresa, onde deve ficar por quatro dias, devido à alta demanda de pacientes. A previsão é que ele retorne no próximo dia 20.
Segundo a Coordenadora da Gerência em Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Annelise Medeiros, o barco fica ancorado às margens do rio Guaporé, onde a maioria dos moradores vão em busca de atendimento. Em alguns casos a equipe médica vai até a casa dos pacientes.
Ela destaca a importância da ação para as comunidades que precisam se deslocar até o município vizinho Guajará-Mirim para ter acesso aos serviços básicos de saúde. Geralmente, o percurso pode levar até 6 horas.

“A gente leva o atendimento resolutivo. Porque vai a consulta, os meios de diagnóstico e o tratamento – se precisar só de medicação. Se precisar de algo mais especializado a gente tem que encaminhar. E o barco faz as remoções. Tem duas ambulanchas que durante a missão, se houver alguma necessidade de deslocamento para prestar socorro, elas fazem”.

O Barco Hospital está em sua décima missão pelas comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas de Rondônia. Neste ano, mais de 4,2 mil pacientes foram atendidos, 729 exames laborais realizados e mais de 8 mil medicamentos distribuídos.

*Estagiária sob supervisão de Leandro Martins

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax