Destaques

Atingidos por rompimento da Vale em Brumadinho bloqueiam linha férrea em MG

Apoie o PlanetaOsasco

Um grupo de atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho bloqueou, em protesto, uma linha férrea nesta terça-feira, no município de Mário Campos, em Minas Gerais.
Os manifestantes apresentaram uma pauta com 10 reivindicações. Entre elas, a prorrogação do auxílio emergencial por mais um ano e uma reunião com o alto escalão da mineradora Vale.
Estão previstas duas audiências com a Justiça paras os dias 21 e 28 de novembro, em Belo Horizonte, mas o comerciante Tomas Medson reclama que a empresa só envia advogados sem poder de decisão.
“Sempre vai advogado que não tem poder de determinar alguma coisa ou resolver naquele momento. O que nós necessitamos é isso, para que a gente possa ter o mínimo por mais um ano. Além disso, a questão das buscas, que continuem”.
Medson mora na colônia Santa Isabel, a 150 metros do rio Paraopeba. Ele destaca que uma das pautas pede soluções para o problema da água, que foi prejudicada com o derramamento de rejeitos da mineração na bacia hidrográfica da região.
“Eu cresci no rio nadando, pescava, e hoje o rio vive morto, com contaminação altíssima. Estamos lutando por uma questão geral, porque até a região metropolitana já vem [sendo divulgado] os laudos que vai faltar água. Então essa luta não é só para os atingidos que estão na bacia do Rio Paraopeba”.
O grupo ainda pede a contratação imediata de assessorias técnicas para avaliar os danos causados pelo rompimento e, com isso, possibilitar a reparação dos atingidos; e também a manutenção da busca pelas 16 vítimas que seguem desaparecidas.

Questionada de pretende atender a pauta apresentada, a Vale apenas afirmou que realiza encontros regulares com representantes legítimos dos atingidos, visando uma reparação rápida e respeitosa.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax