Destaques

Cais do Valongo terá Centro Cultural da Herança Africana

Na Semana da Consciência Negra, um lugar simbólico da herança afro-brasileira, na zona portuária do Rio de Janeiro, vai ganhar um Complexo Cultural. 

O edifício da antiga Companhia  Docas Pedro II será restaurado pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e passará a integrar o circuito conhecido como Pequena África, roteiro que inclui lugares que marcaram a diáspora africana no Brasil. Ali vai funcionar o Centro de Interpretação do sítio arqueológico Cais do Valongo, além de um centro cultural dedicado à Herança Africana, sob a gestão da Fundação Palmares.

O local vai abrigar, ainda, o Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana, que possui um acervo de cerca de 1 milhão e meio de peças encontradas durante as escavações do sítio.

O edital de licitação para contratação do projeto executivo de restauro e adequação do espaço de dois andares e 14 mil metros quadrados foi publicado nesta quinta-feira (21). O investimento no projeto será de 2 milhões de reais. O imóvel, atualmente ocupado pela ONG Ação da Cidadania, pertence à União. A ONG firmou acordo e será transferida para o Galpão da Gamboa, de propriedade da Prefeitura.

O sítio arqueológico do Cais do Valongo foi revelado em 2011, em meio às obras de revitalização da zona portuária do Rio, durante o processo de licenciamento ambiental com participação do Iphan. É o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados no Brasil. O cais foi o maior porto de desembarque do tráfico negreiro nas Américas, por onde passaram cerca de um milhão de africanos, somente no século XIX. Lugar de memória de uma história que a humanidade não pode esquecer, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2017.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax