Destaques

Conselho Tutelar do RJ reconta votos da eleição de outubro neste final de semana

A prefeitura do Rio de Janeiro já tem uma nova data para a recontagem dos votos da eleição para conselheiro tutelar, que será feita nos dias 25 e 26 de novembro. Inicialmente, a recontagem estava marcada para os dias 21 e 22.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o processo foi postergado por questões logísticas. A recontagem será feita no clube do servidor municipal, que fica na cidade nova e será aberta à população. Todos os boletins de urna serão projetados em um telão para que o público possa ver a quantidade de votos no mesmo momento que os fiscais.

A lista das regiões que serão apuradas em cada dia está disponível no site do conselho. A recontagem atende a uma recomendação feita pelo Ministério Público do Estado, após uma candidata da região de Campo Grande pedir a recontagem e verificar um número de votos discrepante do que foi anunciado oficialmente.

Por isso, o MP orientou o poder municipal a recontar todas as urnas, para garantir a lisura do processo eleitoral. A eleição para os conselhos tutelares foi realizada no dia 6 de outubro, pela primeira vez de forma unificada em todo o país e foi marcada por muitos problemas em diversas cidades.

Somente na cidade do Rio de Janeiro, mais de 150 denúncias de irregularidades foram feitas e quase 20 candidatos chegaram a ser impugnados. A eleição também mobilizou a população de forma inédita, com mais de 100 mil votos dados no total n capital do estado. A partir deste pleito, os conselheiros foram eleitos para um mandado de três ano, com reeleição sem restrições.

Eles são os profissionais responsáveis por garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes, apurando denúncias de violações cometidas por pessoas ou instituições e encaminhando para os órgão de proteção.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax