Destaques

Controle de fatores de risco pode evitar 1/3 das ocorrências de câncer no homem

Apoie o PlanetaOsasco

A atenção à saúde do homem é o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

Em evento nesta quarta-feira  (27), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde apresentaram uma análise da situação dos três tipos de câncer que mais afetam a população masculina no Brasil: o câncer de próstata, pulmão e intestino.

A estimativa é que, este ano, sejam registrados 68 mil novos casos de câncer de próstata, quase 19 mil novos casos da doença no pulmão e 17 mil no intestino.

A diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho, afirma que parte das ocorrências poderia ser prevenida a partir do controle de fatores de risco. E, por essa razão, ela ressalta a importância da rotina de cuidados que todas as pessoas devem seguir, inclusive os homens.

O Inca ressalta que, no caso do câncer de pulmão, a recomendação é clara: não fumar. A relação de casos da doença entre os homens, atribuídos ao fator de risco do tabagismo, foi de mais de 86% em 2012. Além disso, a chance de sobrevivência dos pacientes é baixa, o que reforça a importância de superar a dependência à nicotina.

Já o câncer de próstata está ligado ao envelhecimento. Ele não tem uma taxa de mortalidade tão alta, mas é o mais frequente. Por isso, a recomendação mundial é a realização de exames de sangue e também o de toque, ainda coberto por estigma.

O médico epidemiologista do INCA, Arn Migowski, alerta sobre a importância da prevenção.

O câncer no intestino, segundo os números do Instituto, aumentou muito nas últimas décadas. Nesse caso, os especialistas recomendam controlar o peso, praticar atividades físicas e manter uma dieta adequada.

Além da divulgação de informações sobre a saúde masculina, a cerimônia no Inca apresentou os primeiros resultados do Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata, inaugurado há dois anos. Nesse período, mais de 4 mil pacientes foram encaminhados para investigação diagnóstica.

* Matéria atualizada às 19h25 de 27/11/2019.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax