Custo Brasil consome R$ 1,5 trilhão das empresas por ano; valor equivale a 22% do PIB
Segundo estudo feito pelo Ministério da Economia, o Custo Brasil consome R$ 1,5 trilhão das empresas por ano. O valor equivale a 22% do PIB, o Produto Interno Bruno.
O cálculo do Custo Brasil leva em consideração gargalos de infraestrutura e entraves burocráticos e econômicos que dificultam os investimentos no país.
O levantamento foi realizado para o lançamento do Programa de Melhoria Contínua da Competitividade, do governo federal.
Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o objetivo do programa é atuar diretamente nesses gargalos seguindo a filosofia liberal, com menos interferência do governo.
Segundo o secretário, o objetivo é reduzir o tamanho do Estado e o volume de impostos, saindo da atual carga tributária, de cerca de 35% do PIB, para cerca de 22%.
O anúncio do programa foi feito durante o evento Doing Business, organizado pela Fecomércio, em São Paulo.
O Doing Business, que em inglês significa algo como fazendo negócios, é um ranking que classifica as melhores economias para fechar negócios.
Nesse ranking são avaliados 190 países, e o Brasil ocupa a posição 124. O secretário lembrou que a meta é chegar a 50º lugar até o fim do governo, em 2022. A meta foi promessa do presidente Jair Bolsonaro.