‘Quem está de pé ajuda quem está caído’, diz cabeleireira que realiza ação social há 15 anos no DF
“Quem está de pé ajuda quem está caído”.
Esse é o lema da cabeleireira Glícia Ribeiro que realiza um trabalho social com moradores em situação de rua no Beco do Amor, localizado na Avenida Central do Núcleo Bandeirante, próximo a Brasília.
Tudo começou há quinze anos, quando ela comercializava roupas usadas.
Sonora: ” Eu tinha um bazar onde as clientes compravam. E eu colocava preços mais baixos. Muitos moradores de rua pediam peças. Eu separei umas roupas e deixei na porta da loja para que eles pegassem. Foi um sucesso tão grande que eu doei todo o bazar.”
Sem mercadoria, ela se viu obrigada a abrir um salão de cabeleireiro para sobreviver; e hoje, corta cabelo de graça, doa roupas usadas que recolhe das clientes e oferece café da manhã a cerca de 80 pessoas carentes por semana.
A ação social da cabeleireira Glícia Ribeiro cresceu e mobilizou a comunidade.
Passou a contar com apoio de sua equipe, composta hoje de oito pessoas; dos clientes; de donos de padarias e lanchonete para oferecer alimentação.
Sonora: “Por incrível que pareça 90% são clientes do salão. Elas vão fazer unha, já levam um pão, um bolo, um pacote de arroz.”
Ela conta como a vida lhe deu forças para ser guerreira.
Sonora: “Sou de família muito humilde e a gente ganhava muita ajuda quando eu era criança. Sempre lembro que quando alguém levava alguma coisa era tão bom. A gente ficava tão feliz. E eu sempre dizia pra Deus que se um dia eu pudesse ajudar eu iria ajudar. E hoje me sinto em condições de ajudar e quero fazer ainda mais.”
Quem quiser participar da ação social e de cidadania de Glícia Ribeiro basta ir ao Beco do Amor, na Avenida Central número 227, Núcleo Bandeirante ou ligar para o número 61 98121 4193.
* Com produção de Renato Lima.&nbs