Rio de Janeiro tem dia D de vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, demonstrou preocupação com os baixos níveis de imunização contra o sarampo no Rio de Janeiro. Neste sábado, foi realizado mais um dia D de vacinação contra a doença, agora com foco nos jovens com 20 a 29 anos. De acordo com o ministro, o Rio de Janeiro foi um dos estados onde o índice de vacinação caiu nos últimos anos.
As declarações do ministro foram dadas após uma visitação a dois hospitais de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cidade que já registrou 24 casos da doença, todos controlados com bloqueio.
Em uma dessas unidades, o Centro de Saúde Auditiva Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, o ministério fez a entrega de 350 aparelhos auditivos. Como a unidade tem atendido a demanda de outras cidades, o ministro afirmou que é preciso melhorar a organização intermunicipal.
O ministro também chamou atenção para a campanha nacional contra HIV, Aids lançada pelo ministério esta semana, que incentiva a realização de testes para o diagnóstico da doença, inclusive para evitar a transmissão.
De acordo com Mandetta, o Brasil oferece o que há de melhor no mundo desde a testagem até o tratamento, aumentou a distribuição de preservativos, com mais de 30 milhões de unidades distribuídas este ano.