Produção industrial registra em outubro a terceira alta seguida
A produção da indústria brasileira cresceu 0,8% em outubro, na comparação com o mês anterior. Foi a terceira alta seguida e a melhor desde outubro de 2012, quando a taxa ficou em 1,5%. Com o resultado de outubro, o setor acumula expansão de 2,4%, conforme os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.
Em relação a outubro de 2018, a produção industrial do país registra alta de 1%. Mas, apesar dos resultados positivos, no acumulado do ano, o setor tem queda de 1,1% e nos últimos 12 meses, um recuo de 1,3%.
De acordo com o IBGE, três das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 26 ramos pesquisados avançaram em outubro. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram registradas por produtos alimentícios, com (3,4%, sobretudo açúcar e suco de laranja, e farmacêuticos, com alta de 11,2%.
Entre os 10 ramos que reduziram a produção, as principais influências negativas vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com taxa de -2,1%, metalurgia, com -3,2% e indústrias extrativas, com -1,1%.