Destaques

Programa federal quer incentivar leitura no ambiente familiar como parte de alfabetização

Apoie o PlanetaOsasco

Programa Conta Pra Mim, lançado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação, vai fazer parte da Política Nacional de Alfabetização.
A iniciativa busca incentivar a leitura no ambiente familiar, para que as crianças já cheguem preparadas para os primeiros anos na escola.
O programa vai usar as técnicas da chamada literacia familiar, baseada na interação entre pais e filhos por meio de brincadeiras, conversas e leitura em voz alta, desenvolvendo as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. Essas técnicas podem começar cedo, desde a gravidez.
No projeto, serão disponibilizados materiais virtuais, que vão exemplificar as melhores técnicas que podem ser adotadas, tanto em casa como nas escolas de todo o Brasil.
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou a importância da leitura familiar.
Segundo o MEC, R$ 45 milhões serão destinados ao programa, e devem ser usados na criação de 5 mil espaços, chamados de “Cantinho Conta Pra Mim”, onde a criança terá acesso a uma minibiblioteca, com livros de conteúdo infantil.
Os recursos também serão utilizados para a elaboração do material e para o pagamento de professores e tutores que vão participar da iniciativa.
Esses locais vão funcionar em creches, pré-escolas, museus e também em bibliotecas, e devem estar prontos até o fim de 2020.
Ainda segundo o MEC, os espaços vão ser destinados a famílias de baixa renda, que recebam o Bolsa Família e tenham crianças de 3 a 5 anos de idade.
De acordo com o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, a escolaridade baixa dos pais não será um empecilho para o programa.
A previsão do governo é de que 1 milhão de crianças sejam beneficiadas com o programa em todo o Brasil.
As ilustrações do programa vão ser feitas pela Instituto Maurício de Souza, criador dos personagens da Turma da Mônica, e serão enviadas às escolas que aderirem ao programa.

A adesão de estados e municípios ao Conta Pra Mim deve ocorrer a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax