Destaques

Funcionalismo cresce 123% em 3 décadas; para Ipea, expansão atende à população

Apoie o PlanetaOsasco

O gasto anual do Brasil com os servidores públicos ativos ultrapassou os R$ 750 bilhões em 2017, o que corresponde a 10,5% da soma dos bens e serviços produzidos no país.

O dado é do estudo Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil, divulgado nesta sexta-feira pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 

A nova versão da ferramenta traz informações de 1986 a 2017 sobre a estrutura e a remuneração no serviço público federal, estadual e municipal, relativas aos três poderes:  Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo a pesquisa, o funcionalismo público cresceu 123% em 32 anos, o que significa que o número de vínculos, ou postos de trabalho no setor, subiu de 5 milhões para 11 milhões. Esse aumento foi concentrado, principalmente, na esfera municipal.

Apesar do crescimento expressivo, o pesquisador do Ipea, Felix Lopes, ressalta que não se pode afirmar que há inchaço da máquina pública.

O levantamento mostra que apenas um em cada dez servidores é da esfera federal, que aumentou em 28% o número de vínculos.  Já nos estados, a expansão foi de 50%. Na esfera municipal, que concentrou a maior parte desse crescimento, os postos de trabalho no setor público subiram 276%. Desses, 40% correspondem aos profissionais da área da educação e saúde.

O pesquisador do Ipea afirma que para qualificar o debate sobre o setor público no Brasil é preciso conhecer a estrutura e perfil dos servidores.

Acompanhe na reportagem de Lígia Souto

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax