Destaques

Safra de 2020 deve bater recorde e chegar a 240 milhões de toneladas

A safra brasileira de grãos deve bater recorde de quase 241 milhões de toneladas em 2020. O número supera em 33 mil toneladas o resultado esperado para este ano, segundo as estimativas divulgadas nesta terça-feira pelo IBGE.

Com a previsão, as safras de 2019 e 2020 devem se tornar as maiores da série histórica iniciada em 1975, superando o recorde atual, da safra de 2017, que somou 238 milhões de toneladas de grãos.

A alta para o próximo ano será puxada, segundo o IBGE, pelo crescimento de 6,7% na produção de soja, o que corresponde a um total superior a 120 milhões de toneladas. A maior parte desse volume se refere aos estados do Mato Grosso e Paraná, segundo maior produtor de soja no país.

O aumento vai colocar o Brasil em primeiro lugar na produção mundial de soja, superando, inclusive, os Estados Unidos, como destaca o analista da coordenação de Agropecuária do IBGE, Carlos Alfredo.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola também estima para 2020 crescimento na produção de algodão e arroz, de respectivamente 2 e 1%. Já a produção de milho é esperada uma redução de 7,5%. O mesmo deve acontecer com o feijão de primeira safra, que deve registrar um recuo de 0,3%.

A safra nacional de 2019 também vai atingir quase 241 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 6,4% na comparação com o que foi produzido em 2018. Os números indicam, no entanto, que diferente do próximo ano, o resultado de agora foi influenciado pelo milho, cuja produção bateu recorde este ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax