Destaques

Aneel: contas de luz permanecerão com bandeira amarela em janeiro

Apoie o PlanetaOsasco

As contas de luz, em janeiro, continuarão na bandeira amarela. Com isso, o custo será de R$ 1,34 por 100 quilowatts-hora (kWh).

A regra da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, estabelece que a bandeira amarela é um sinal de alerta e que o armazenamento dos principais reservatórios das usinas hidrelétricas está em nível baixo. Segundo a agência, as chuvas de dezembro estão abaixo da média histórica no país.

A bandeira amarela prevê um aumento dos valores da conta em relação as condições normais, no caso a bandeira verde.

A Aneel orienta os consumidores a reforçar a economia de energia e o combate ao desperdício.

Uma das dicas é que o banho no chuveiro elétrico seja mais curto e é importante selecionar a temperatura morna no verão. Busque utilizar iluminação natural e lâmpadas econômicas e não deixe luzes acesas sem necessidade.

Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo necessário para o uso e nunca guarde alimentos quentes dentro dela. Para quem tem ar-condicionado, a dica é diminuir o tempo de utilização do aparelho e deixar fechadas as portas e janelas dos ambientes onde o ar-condicionado estiver ligado.

Em dezembro, a bandeira também foi amarela e em novembro as contas estavam no patamar vermelho, de alerta, pelo baixo nível dos reservatórios e a necessidade de acionar as usinas termoelétricas.

Roraima é o único estado que está fora do Sistema Integrado Nacional de Energia. Assim, a conta de luz não obedece o sistema de bandeiras tarifárias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
reCaptcha Error: grecaptcha is not defined
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax