Verão traz o aumento de acidentes tais como a sucção provocada pelo ralo da piscina
Estamos no verão e é comum, nesta época do ano, o aumento de acidentes em piscinas coletivas em clubes e condomínios.
Há 22 anos, um acidente na piscina deixou a filha da aposentada Odele Sousa em coma. Ela teve o cabelo sugado pela sucção do ralo de uma piscina e se afogou. Desde então, ficou tetraplégica e vive em um estado de coma sem interagir com o mundo ao redor.
Odele conta que tem atuado nos últimos anos para que uma lei a nível federal obrigue a instalação, em todas as piscinas coletivas no Brasil, de dispositivos de segurança.
Hoje, já existe um projeto de lei sobre tema que tramita há anos no Congresso. A proposta já foi aprovada na câmara e sofreu modificações no Senado, e hoje está novamente na câmara aguardando aprovação do parlamento.
Autor do projeto, deputado Mario Henriger, do PDT, diz que espera que a proposta seja aprovada ainda este ano.
O texto educa e previne, de modo geral, acidentes em piscinas de uso coletivo, além de prever multa para descumprimento.
Em alguns estados como Santa Cataria, Paraná e Belo Horizonte, existem leis que regulamentam as regras de segurança nas piscinas.
Para Odele Sousa, seria suficiente usar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre normas de segurança.
O capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, capitão Mendonça alerta que é preciso observar, ao entrar em piscinas, se existem ralos antissucção e se for construir em residências procurar casas especializadas no tema.
O capitão alerta que, em uma piscina, a distância segura entre um adulto e uma criança deve ser sempre o cumprimento de um braço para qualquer sinal de acidente, o adulto possa puxá-la.
Ele explica, ainda, que, ao primeiro sinal de sucção, a primeira coisa a se fazer é manter a calma.
No fim, a aposentada que quase perdeu uma filha deixa um recado.
Em 2007, Odele decidiu criou um blog chamado de “Flávia vivendo em coma”. O objetivo do site é alertar e tentar conscientizar as pessoas para o perigo de piscinas sem as devidas proteções.