Destaques

Justiça condena governo federal a criar nova reserva indígena no Tocantins

Apoie o PlanetaOsasco

O juiz federal Adelmar Aires Pimenta determinou que União e Funai garantam uma área destinada à reserva indígena para abrigar o povo da comunidade Takaywará, no município de Lagoa da Confusão, no Tocantins.
A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal. Um laudo pericial juntado ao processo evidenciou a extrema pobreza em que vivem os habitantes na aldeia.
O grupo vivia na Reserva Indígena Krahô-Kanela e dividia espaço com outros parentes da Aldeia Lankraré. Mas uma desavença entre os grupos levou os indígenas Takaywará a se retiraram da Reserva. Eles passaram a ocupar aproximadamente meio hectare em um assentamento do INCRA, às margens do Rio Formoso, no município de Lagoa da Confusão.
O laudo concluiu que a área em que os indígenas foram assentados provisoriamente é pequena e não reúne condições mínimas de saúde, nem de desenvolver atividades de plantio, caça, pesca e extração para subsistência da comunidade. E que isso leva o grupo a viver em situação de miséria, elevando o risco de extinção de suas tradições culturais.

Da coordenação do Conselho Indígena Missionário no estado, Laudovina Pereira explica que o povo da aldeia Takaywará não revindica a mesma terra dos Lankraré.

“Eles querem ir para uma terra naquela região próxima à Ilha do Bananal, Lagoa da Confusão. Eles querem que seja criada a reserva indígena onde tenha água, floresta, um espaço assim”.
A decisão da Justiça Federal dá prazo de até quatro anos para conclusão do processo de implantação da reserva.

Funai e Advocacia-Geral da União ainda não se pronunciaram sobre a decisão judicial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax