Destaques

Defesa Civil divulga balanço relativo às chuvas no Rio

Apoie o PlanetaOsasco

A Defesa Civil do Rio de Janeiro divulgou o último balanço dos atendimentos relativos às chuvas. Desde as duas horas da segunda-feira (10), foram registrados 165 chamados pelo canal de atendimento 199 e 21 interdições.

As principais solicitações são para imóveis com infiltrações ou rachaduras. Tijuca, Centro, Santa Teresa, Leme, Vila Isabel e Cidade de Deus estão entre os bairros com maior demanda.
Entre as interdições, o órgão isolou, na noite desta terça (11), a área de lazer, playground e garagem de um prédio no Leme, onde ocorreu deslizamento de encosta. Foi feita a limpeza do local, com a remoção dos blocos de terra, para realizar as obras de contenção da encosta.

Após nova vistoria, subiu de oito para nove o número de imóveis interditados na Rua Bento Lisboa, no Catete, onde ocorreu desabamento de um sobrado na última segunda-feira (10).

De segunda a terça-feira, 10 sirenes foram acionadas em três – das 103 – comunidades de alto risco geológico do município, visto que o índice pluviométrico nestas áreas atingiu o protocolo de desocupação preventiva.

Na Rocinha, sete sirenes foram disparadas na terça (11). Já na Mangueira e no Parque Candelária , em São Cristóvão, as sirenes foram ativadas na segunda. O sistema de alertas sonoros é baseado no monitoramento 24 horas ao dia dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, onde profissionais atuam, de forma integrada.

Há participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores. O Sistema conta com pluviômetros, sirenes e pontos de apoio. 

Qualquer pessoa pode receber alerta de chuva forte da Defesa Civil por meio de adesão voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax