Ônibus lotado é a maior reclamação de passageiros no DF, aponta pesquisa
Quando o assunto é transporte público do Distrito Federal, reclamações não faltam.
Pesquisa do projeto Como anda meu ônibus, do Ministério Público do Distrito Federal com o Instituto de Fiscalização e Controle, aponta que os ônibus lotados continuam sendo a principal reclamação dos passageiros do DF.
A percepção sobre o preço da passagem também apresentou piora. Isso porque houve um aumento no preço das passagens que não acontecia há mais de 3 anos.
Os passageiros reclamaram também do tempo de espera na parada, que pode levar até uma hora, segundo o relatório. Além disso, 84% dos passageiros avaliam como ruim ou péssimo o tempo de viagem, que pode levar mais de duas horas.
A auditoria é realizada a cada três meses pelo MP e o Instituto de Fiscalização e Controle, e vai divulgar dados ao longo deste ano. A pesquisa busca analisar o perfil do usuário, a frequência, tempo de viagem, segurança, estrutura e qualidade do serviço.
E a colaboração dos brasilienses é fundamental para a continuidade da pesquisa, como explica Rebeca Teixeira, do Instituto de Fiscalização e Controle.
No Distrito Federal, cerca de 40% dos brasilienses utilizam o transporte público, de acordo com dados da Codeplan.
*Estagiário sob supervisão de Nádia Faggian