Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval do Rio de Janeiro
Todo ano é a mesma coisa: durante o período de Carnaval, há estabelecimentos e serviços que não funcionam e outros que sofrem alterações de horário.
As agências bancárias, por exemplo, não atenderão o público nesta segunda (24) e terça-feira (25). Já na Quarta-feira de Cinzas (26), o expediente começa às 12h e encerra no horário normal de fechamento.
Em locais onde as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, já que a exigência é de três horas de funcionamento.
Os clientes devem utilizar canais digitais para realizar transações e pagamentos nos dias em que não houver expediente bancário. Contas com vencimento nos dias 24 ou 25 de fevereiro podem ser pagas na quarta-feira (26) sem acréscimo.
O metrô funciona de maneira ininterrupta entre as 5h desta sexta-feira e a meia-noite de terça (25).
No sábado do Desfile das Campeãs, o funcionamento começa às 15h e vai até 23h domingo. A Supervia também vai operar 24 horas durante o período de Carnaval, a exemplo do metrô.
Há viagens extras ao longo da operação e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz.
O BRT colocará em circulação todos os serviços paradores durante o Carnaval, mas algumas linhas expressas e semidiretas funcionam em horários especiais.
Nas barcas, as linhas Cocotá e Charitas não funcionarão durante o Carnaval.
A linha Paquetá tem funcionamento normal e a linha Araribóia terá viagens a cada meia hora entre sábado (22) e quarta-feira (26). As linhas 1, 2 e 3 do VLT funcionam das 6h até a meia-noite durante o período de Carnaval.
Os intervalos seguem o esquema de fins de semana e feriados. Por causa de desfiles, a linha 2 tem circulação parcial entre Praia Formosa e Colombo desde as 6h no sábado (22) e na terça-feira (25).
A previsão para normalização é a partir das 14h.
As unidades de saúde 24 horas do município, como UPA´s (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais e centros de emergência regional funcionam normalmente.
Nesta sexta-feira (21), em razão do ponto facultativo, o funcionamento encerrou ao meio dia nas unidades de atenção primária, como centros municipais de saúde e clínicas da família, policlínicas e ambulatórios de hospitais.
Na segunda (24) e terça-feira (25), essas unidades não abrem e na quarta-feira (26), funcionam a partir das 13h.
O Laboratório Municipal de Saúde Pública e o Pronto Atendimento da Fiscalização Sanitária funcionam em regime de plantão.