Destaques

Saiba como a ‘Turma da Colina’ transformou Brasília na ‘Capital do Rock’

Quando a gente pensa em música de Brasília, muitas vezes lembra do rock feito nos anos 80 e 90, pela “Turma da Colina”. Mas, a cidade não ganhou o apelido de “capital do rock” à toa.
O ritmo ainda era uma novidade no mundo quando Brasília foi inaugurada.

O líder da Plebe Rude, Philippe Seabra, recorda daquela época como um tempo estranho, em que os jovens tinham a idade da cidade onde moravam.

O pesquisador João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”, conta como surgiu o rock brasiliense.

João Carlos destaca que essas primeiras bandas não tinham nem mesmo a estrutura mínima para trabalhar.

Mas, quem é da música sabe que para a cena se desenvolver, é preciso ter um lugar onde as pessoas se encontrem. E é lá também onde o público vai procurar o que ouvir. Nos anos 70, surgiu esse lugar em Brasília. Era a Colina, um conjunto de prédios usados por professores e estudantes de pós-graduação da UnB, a Universidade de Brasília. Fica na Asa Norte, no local onde seria a quadra 812.
No documentário “Rock Brasília: Era de Ouro”, do cineasta Vladimir Carvalho, o músico André Mueller, baixista da Plebe Rude, deu mais detalhes do que é a Colina e como a convivência no local ajudou a organizar a cena.

A Turma da Colina é o conjunto de bandas de rock do fim dos anos 70 e início dos 80. 

Surgiu ali e levou o rock de Brasília para o país e o mundo. Mais para a frente vamos voltar a falar sobre essas bandas.

Com produção de Graziele Bezerra e Renato Lima.&nbs

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax