Destaques

MP do Contrato Verde e Amarelo será votada nesta semana em comissão mista

Apoie o PlanetaOsasco

A votação do relatório sobre a Medida Provisória que cria o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo está marcada para esta semana, na comissão mista que vai analisar o texto.
O colegiado é composto por senadores e deputados, e o relator é o deputado Christino Áureo, do PP. Depois de aprovada na comissão mista, a matéria segue para análise no Plenário da Câmara dos Deputados e, caso seja aprovada, é encaminhada para análise do Senado.
O texto enviado pelo governo tem como objetivo de estimular a contratação de jovens em seus primeiros empregos. Mas a proposta também muda vários pontos da legislação trabalhista.
A MP é uma das campeãs no recebimento de emendas. Foram quase 2 mil. O texto perde a validade no dia 20 de março. Se não for votado até essa data, a proposta caduca.
A matéria prevê, por exemplo, que o empregador contrate jovens entre 18 e 29 anos de idade, com pagamento limitado a 1,5 salário mínimo por mês. A alíquota de contribuição para o FGTS fica reduzida de 8% para 2%, e a multa do FGTS, em caso de demissão, de 40% para 20%. A proposta também isenta o pagamento da contribuição previdenciária patronal, do salário-educação e da contribuição social para as entidades do Sistema “S”.
A proposta original permitia ainda a abertura dos bancos aos sábados e o aumento da jornada dos bancários de seis para oito horas. O relator alterou o texto para permitir apenas o trabalho nos bancos aos sábados, domingos e feriados no caso de atividades que envolvam situações especificas.
Outro trecho polêmico é o que retira as restrições para o trabalho aos domingos e feriados, desde que o trabalhador possa repousar em outro dia da semana.
Ainda estava prevista na MP o fim de registros profissionais de várias categorias, como a de corretores de seguros, jornalistas e radialistas. Mas o texto do relator mantém o registro das profissões.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax