Imposto de Renda: veja dicas de como declarar mais de uma fonte pagadora
Simplificando o Imposto de Renda. Você tem dois empregos? Ou seja, mais de uma fonte pagadora? Então, não se esqueça de pegar os dois comprovantes de rendimentos, pois você tem que declarar as duas fontes.
Daí, na hora de preencher a declaração, veja o que vale mais a pena: se a simplificada ou a completa.
Já falamos aqui sobre a diferença dos dois tipos de declaração e que o programa gerador do Imposto de Renda te mostra a mais vantajosa depois que você lança todos os dados. Mas, você, contribuinte, pode estar se perguntando. Se tenho mais de uma fonte pagadora posso optar desconto simplificado?
Pode sim. Basta preencher a Declaração de Ajuste Anual os nomes e números de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ou no Cadastro de Pessoas Físicas de quem te contratou e te pagou em 2019 por algum serviço.
Mas você está lembrando que o desconto simplificado significa substituir todas as deduções admitidas na legislação tributária, que correspondem à dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis? Essa substituição se limita a R$16.754,34.
E olha que interessante: nessa modalidade, não é preciso comprovar as despesas relativas à dedução de imposto. E ela pode ser usada independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras.
Mas, atenção para este detalhe: o valor usado para ter o desconto simplificado não justifica sua variação patrimonial, ou seja, bens que, porventura, você tenha adquirido no ano calendário, que é 2019. O desconto simplificado é considerado rendimento consumido.
Ainda vamos falar mais sobre patrimônio, ano calendário e ano exercício por aqui. Fique ligado!!!