Destaques

Rio de Janeiro vai comprar EPIs para profissionais de saúde

Apoie o PlanetaOsasco

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro vai comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as unidades que receberão pacientes com o novo coronavírus. A intenção é atender pacientes em estado grave e os profissionais de saúde.
A pasta informou, que até o momento, foram comprados 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas, 150 mil máscaras de proteção, 300 mil óculos de proteção e 600 mil aventais. Houve compra ainda de gorros cirúrgicos e luvas de proteção. As entregas pelos fornecedores vão obedecer a ordem de solicitação da SES.
O secretário de Saúde, Edmar Santos, pediu mais uma vez que a população sem os sintomas da Covid-19, não compre e não utilize os equipamentos de maneira inadequada.

“Reforço meu pedido à população assintomática: seja solidária e deixe esse material disponível nas prateleiras para quem realmente precisa, pois o uso indiscriminado desses equipamentos não garante a proteção”, alertou.

O Ministério da Saúde recomendou o uso da máscara de proteção a quem tem sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldades em respirar. Conforme o ministério, o uso da máscara serve para evitar a transmissão no coronavírus para as pessoas ao seu redor e no momento em que for procurar o atendimento médico. Os profissionais e os familiares que prestam atendimento às pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus também devem utilizar o equipamento de proteção individual. A SES indicou que os profissionais da saúde devem usar a máscara ao entrar em uma sala com pacientes ou quando for tratar um indivíduo com sintomas respiratórios.

As famílias de vítimas da Covid-19 vão receber assistência psicológica e social da Secretaria de Estado de Vitimados (SEVIT) do Rio de Janeiro. A pasta informou, que, segue o plano de contingência recomendado pela SES e a princípio, o atendimento será realizado de forma remota para evitar a proliferação do vírus. O acompanhamento será realizado por telefone, videoconferência ou chamada de áudio e vídeo. O primeiro contato com as famílias será feito a partir da confirmação dos exames atestando a causa da morte.
“A Secretaria de Vitimados está mobilizada e adotando medidas que possam amparar às famílias e minimizar os traumas sofridos por elas”, informou a SEVIT, em nota.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax