Destaques

Brasil proíbe entrada de estrangeiros em voos de diversos países, mas deixa EUA de fora

Apoie o PlanetaOsasco

Depois de fechar a fronteira terrestre com nove países vizinhos para conter o avanço do coronavírus, o governo brasileiro agora proibiu a entrada de estrangeiros em voos de diversos países de forma temporária.
A medida vale por 30 dias e proíbe a entrada de passageiros não-brasileiros que vierem de países como China, Islândia, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia, Coreia e membros da União Europeia, que incluem Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e outras 22 nações.
Segundo o Ministério da Justiça, os Estados Unidos não entraram na lista porque, além de proporcionalmente ao número de habitantes não haver alto potencial de contágio, o país não fechou as fronteiras para os brasileiros. No entanto, as medidas são analisadas dia a dia, e outros países podem ser incluídos na lista de restrições.
Segundo o documento, a restrição atende a recomendações técnicas sanitárias, devido aos riscos de contaminação e disseminação do vírus que causa o covid-19. No entanto, a portaria continua permitindo a entrada de brasileiros natos ou naturalizados; imigrantes com autorização de residência fixa no Brasil; estrangeiros em missão de organismo internacional ou creditado junto ao governo do Brasil; estrangeiro com ligação familiar com brasileiros; e estrangeiros com entrada autorizada pelo governo federal ou portadores de Registro Migratório Nacional. Continua permitido, também, o transporte de cargas entre os países citados na portaria.
Em caso de descumprimento, o documento prevê medidas como responsabilização civil, administrativa e penal, deportação imediata e perda do direito de pedir refúgio no Brasil. A portaria já está valendo, e foi assinada pelos titulares dos ministérios da Saúde, da Casa Civil, da Infraestrutura e da Justiça.
Lembrando que o Brasil já havia fechado a fronteira terrestre, com nove países vizinhos: Venezuela, Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. A decisão a respeito do Uruguai ainda está em definição, segundo o governo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax