Destaques

Anvisa abre consulta pública sobre suplementos alimentares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu na última semana consulta pública sobre suplementos alimentares. Os interessados tem até o dia 1º de maio para enviar contribuições sobre as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos.
O resultado da consulta vai alterar as regras atuais sobre o tema, previstas na Instrução Normativa 28/2018. A proposta da nova regulamentação e o formulário específico para envio das sugestões estão disponíveis na página da Anvisa.
De acordo com a agência reguladora, a finalidade dos suplementos alimentares, categoria de produtos criada em 2018, é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. A Anvisa esclarece que os suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças; são destinados a pessoas saudáveis.
A consulta pública vai contemplar a inclusão de 28 novos constituintes. Desses, 12 são propostos como fontes de nutrientes, oito como fontes de substâncias bioativas, um como fonte de enzima e sete como fontes de probióticos. Outras alterações abrangem os limites para uso das novas substâncias, novas alegações para o colágeno tipo dois não desnaturado e para os probióticos autorizados, e requisitos de rotulagem complementar para os constituintes autorizados.
Mecanismo de participação social aberto aos interessados, a consulta pública permite que a população participe da discussão sobre futuros atos normativos ou temas de interesse social antes da tomada de decisões administrativas. Manifestações relevantes recebidas por escrito costumam ser levadas em consideração durante o debate em torno de temas que afetam o dia a dia dos cidadãos.
Atualmente, a Anvisa está com 17 consultas públicas abertas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax