Destaques

Rio ganha serviço telefônico 24 horas sobre coronavírus

Os moradores do Rio de Janeiro ganharam, nesta segunda-feira (23), um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas sobre o coronavírus. No disque 160, será possível ajudar pacientes com possíveis sintomas da covid-19, evitando que busquem unidades de saúde sem necessidade. A informação sobre o novo serviço foi divulgada em nota pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Através da central telefônica, a população poderá tirar dúvidas sobre sintomas e quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde. Logo após o lançamento, o serviço já havia recebido mais de 500 ligações.
O governador do estado, Wilson Witzel, ressaltou que o objetivo é acelerar as ações, a fim de evitar a propagação do vírus.

“O teleatendimento faz parte desse plano de contingenciamento. É um serviço essencial para que a população fluminense possa ter acesso a informações seguras sobre o que é o novo coronavírus, as formas de prevenção e o que é preciso fazer em caso de sintomas”, disse Witzel.

O serviço terá capacidade de realizar até 30 mil atendimentos, funcionando 24h. O objetivo é evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa, se expondo ao vírus e lotando as unidades de saúde. Inicialmente serão 50 postos de atendimento, podendo dobrar a capacidade de acordo com a demanda. Além desses, está prevista a abertura de mais 54 postos em outras localidades.
O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, considerou que o projeto tem grande importância para contenção dos casos do coronavírus no Rio de Janeiro.

“A central é importantíssima nesse momento e servirá para esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde e indicar quais pacientes devem procurar atendimento, de preferência em unidades próximas às suas residências, reduzindo deslocamentos. É preciso deixar a unidade de saúde para os casos que realmente necessitem. Além disso, a central funcionará ainda como mais um canal de combate às fake news”, explicou.

Iniciativa da SES, a central conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Além deste canal, a população também pode esclarecer dúvidas nos sites oficiais da SES: www.coronavirus.rj.gov.br e www.saude.rj.gov.br.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax