Destaques

Conselho interamericano analisará cuidados alimentares das Américas

Apoie o PlanetaOsasco

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) anunciou hoje (2) em São José, Costa Rica, a criação de um Conselho Consultivo de Segurança Alimentar das Américas, integrado por pessoas de oito países que tenham contribuído para o setor agroalimentar nos âmbitos acadêmico e político.
A ideia é que o conselho passe a analisar o impacto do novo coronavírus na segurança alimentar da região, passando recomendações possam ser úteis para a tomada de decisões das várias nações que compõem o IICA.
Em entrevista dada hoje (2) à Agência Brasil, o representante brasileiro no conselho, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, disse que o grande tema é a sanidade. “Essa pandemia deu uma dimensão muito mais realista da fragilidade dos países no mundo inteiro quanto à questão sanitária de alimentos, de animais, de vegetais, como são expostos a problemas muito amplos por causa da questão sanitária”, disse o engenheiro agrônomo.
Outro ponto que o conselho promete verificar é o da rastreabilidade, certificação de alimentos e países que consomem carnes de animais exóticos, “Como os alimentos são produzidos, em que circunstâncias, com que insumos, com que processos, com que mão de obra, para o consumidor ter mais segurança do que está comprando”. Por isso, a questão sanitária é a principal demanda no conselho do IICA, disse Rodrigues.
O conselho se reunirá de forma virtual. Além de Roberto Rodrigues, do Brasil, integram o conselho Gloria Abraham (Costa Rica), Chelston Brathwaite (Barbados), Carlos Gustavo Cano (Colômbia), Cassio Luiselli (México), Elsa Murano (Estados Unidos), Martín Piñeiro (Argentina), Álvaro Ramos (Uruguai) e Eduardo Trigo (Argentina).

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax