Liga do Brasil é terceira do mundo com maior rotatividade de atletas
O Campeonato Brasileiro é o terceiro do mundo com maior rotatividade de jogadores, conforme levantamento do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES, sigla em inglês). Segundo o relatório, que analisou 87 ligas de primeira divisão nas últimas cinco temporadas, cada time da última Série A do Brasileirão mandou a campo, em média, 35 atletas diferentes em uma mesma edição do torneio.
O Goiás é o clube do país que mais jogadores diferentes utilizou (143). Já o Palmeiras é o que apresentou menor rotatividade (91), ainda assim, quase o dobro de times grandes ou medianos do futebol europeu. O relatório, aliás, tem predomínio de times sul-americanos entre os que mais variaram seus elencos. São 14 clubes do continente no top-20 do estudo.
O repórter Lincoln Chaves repercutiu as estatísticas com o diretor da Abragesp, Associação Brasileira de Gestão do Esporte e professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Ary Rocco Júnior. Confira na reportagem.