Destaques

Com a chegada das chuvas em Rondônia, cresce o alerta para casos de leptospirose

Apoie o PlanetaOsasco

Além do esforço para o conter a pandemia do coronavírus, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia desenvolve ações para evitar o descontrole de outras doenças, como a leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina dos ratos.

O risco de contaminação pela leptospirose aumenta bastante no período de chuvas com as enxurradas e a lama que se formam nos limites das casas pelo esgoto a céu aberto.

Em 2019,  foram registrados 25 casos em todo estado de Rondônia. Desses, sete em Porto Velho. Nos três primeiros meses do ano, a Capital já registrou três do total de casos da doença no estado.

A Agevisa montou um manual para orientar as comunidades.

Entre as recomendações está a de manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados; acondicionar o lixo em sacos plásticos em locais elevados do solo; manter limpos e desmatados os terrenos baldios para evitar que sirvam de abrigo para os ratos; e manter as caixas d’água, ralos e vasos sanitários fechados com tampas pesadas.

A agência orienta ainda que, no ambiente rural, além dos cuidados mencionados, é necessário o correto armazenamento de grãos; as colheitas no paiol; e os alimentos e rações para os animais que são altamente atrativos para roedores.

A leptospirose é uma doença infecciosa e seu contágio ocorre, por exemplo, por meio da pele com lesões e o contato em água contaminada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax