Destaques

Confirmada 4ª morte de indígena por coronavírus

Apoie o PlanetaOsasco

A Funai confirmou a quarta morte em terras indígenas. Trata-se do cacique da Aldeia São Benedito, na terra indígena Andirá Maraú em Maués, no Amazonas. O tuxuaua Otávio dos Santos tinha 67 anos e havia testado positivo para o novo coronavírus em teste rápido. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde, que aguarda a contraprova através de teste laboratorial.

O líder indígena estava hospitalizado desde o dia 13 de abril, após ter os primeiros sintomas detectados pela equipe multidisciplinar de Saúde Indígena do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Parintins, que removeu o indígena imediatamente para o hospital.

As mortes já confirmadas pelo Ministério da Sáude são de um homem da etnia Tikuna, de 78 anos,  uma mulher da etnia Kokama, de 44 anos, da região do Alto Solimões. A primeira vítima foi um menino Yanomami, de 12 anos, que morreu em Roraima. 

Em vídeo publicado hoje o presidente da Funai, Marcelo Xavier, falou sobre o alerta da doença entre indígenas.

“A Funai está tomando as medidas urgentes necessárias para que os indígenas estejam protegidos”.

A Funai recebeu R$ 10,8 milhões para ações de combate à Covid-19. Parte do recurso vem sendo utilizado para aquisição emergencial de alimentos e distribuição para as famílias que mais necessitam.

Os indígenas ainda sofrem com a violência. Ari Uru-eu-wau-wau foi assassinado, nesse sábado (18), no município de Jaru, em Rondônia.

De acordo com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, ele integrava o grupo de vigilantes e protetores do território do seu povo e estava ameaçado pelos criminosos responsáveis pelas invasões e devastações na região.

Este é o segundo assassinato de lideranças indígenas em menos de 20 dias. Zezico Guajajara, professor e liderança que lutava pela proteçao do território do seu povo foi brutalmente assassinado, no Maranhão, no dia 31 de março.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax