Destaques

Profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 terão teleconsultas de apoio psicológico

Os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus terão a partir de maio um canal de teleconsulta psicológica.

O sistema vai ser disponibilizado pelo Ministério da Saúde e deve funcionar até o mês de setembro. A iniciativa pretende amparar profissionais, que, por trabalharem na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo, entre outros.

O investimento total no projeto será de dois milhões e 300 mil reais.

O canal telefônico vai poder ser usado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos que se sentirem na condição de sofrimento psíquico.

O projeto-piloto tem alcance nacional e prevê o atendimento por videochamada de dez mil horas, podendo ser expandido de acordo com a procura. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que a psicoterapia será usada no teleatendimento em um contexto de pandemia.

A ação vai ser realizada em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e vai contar com uma central de teleconsulta formada por profissionais da Psicologia e Psiquiatria selecionados por edital e que serão capacitados.

De acordo com a coordenação do projeto, especialistas de universidades brasileiras estão desenvolvendo manuais para que o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto possa ser aplicado por outros profissionais do País.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax