Pará aplicou mais de 5 mil multas durante lockdown
O governo paraense aplicou mais de 5 mil multas por desobediência ao lockdown, decretado em 16 municípios do estado. A medida de restrição mais severa terminou no último domingo (24).
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, no total 5.564 multas foram aplicadas. Dessas, 5.430 foram direcionadas a pessoas físicas; e 134 a estabelecimentos.
Dos 16 municípios que entraram em lockdown, Belém foi a cidade que mais registrou multas nesses 14 dias.
Apesar de as medidas mais rigorosas decretadas pelo estado terem chegado ao fim, o governo paraense apoia municípios que decidirem decretar o bloqueio a partir de agora.
Os municípios de Abaetetuba e Cametá, por exemplo, já solicitaram à Secretaria de Segurança Pública, formalmente, a fiscalização do lockdown nas cidades.
O governo decretou, nessa segunda-feira (25), novas medidas de distanciamento controlado.
Permanecem suspensos os transportes coletivos interestaduais de passageiros pelas vias terrestre, marítima e fluvial. A medida não se aplica a carros particulares e nem ao transporte de carga.
Há ressalvas quanto às pessoas que precisam fazer deslocamento por motivo de trabalho, retorno para casa ou tratamento de saúde. Nesses casos, a comprovação da necessidade do deslocamento pode ser feita com a autodeclaração disponível no site da Procuradoria-Geral do Estado.
Outra medida que retornou com o fim do lockdown no Pará foi o projeto de vídeo-visitas dos familiares a custodiados da Secretaria de Administração Penitenciária. O projeto é uma iniciativa para garantir que os custodiados tenham contato, mesmo que de forma virtual, com os familiares.
Até o momento, são contempladas as unidades do Complexo Penitenciário de Santa Isabel e o Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua.