Destaques

Operação mira desvio de recursos na compra de produtos médico-hospitalares no Acre

Uma nova operação para apurar desvio de recursos públicos em contratos da área da saúde no Acre foi deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal. A Operação Dose de Valores é um desdobramento da Operação Off Label, desencadeada há dois dias.
A Polícia conta com o apoio da CGU, Controladoria-Geral da União. Foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão para cumprimento em municípios acreanos e também em Porto Velho, Rondônia.
Segundo as investigações, mais de R$ 750 mil foram desviados dos cofres públicos do estado. A principal irregularidade é a emissão de notas fiscais frias pelas empresas envolvidas. A investigação também apura a participação de agentes públicos no esquema.
As suspeitas tiveram início em 2017, quando a CGU identificou falhas na aplicação de recursos federais pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Estão na mira da PF e da CGU compras de produtos médico-hospitalares sem realização de procedimento administrativo, direcionamento de processos licitatórios e indícios de pagamento por medicamentos e outros insumos que não foram entregues ao município e com preços superiores aos praticados no mercado.
Além de Cruzeiro do Sul, foram constatados indícios de fraude em outros seis municípios acreanos, incluindo a capital Rio Branco. As provas indicam supostos pagamentos de vantagens indevidas a servidores de sete prefeituras e de quatro órgãos da estrutura administrativa do estado do Acre.
Em nota, a Prefeitura de Rio Branco informou que agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e na Comissão Permanente de Licitações.
Segundo a prefeitura, foram fornecidos documentos relativos a compras realizadas no período de 2016 a 2019 e apreendido um computador. A gestão municipal informou ainda que apoia a ação de combate à corrupção e coloca as unidades administrativas à disposição para prestar informações que venham a ser solicitadas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax