Destaques

Prorrogado estado de calamidade no Mato Grosso diante de piora da pandemia

Apoie o PlanetaOsasco

Foi estabelecido até o dia 30 de setembro o estado de calamidade no âmbito da administração estadual mato-grossense. O decreto que prorrogou o prazo foi publicado nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Estado. A medida considerou o agravamento da pandemia do coronavírus e de casos de síndrome respiratória aguda grave em Mato Grosso. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nessa terça-feira (16), aponta 6.877 casos da Covid-19 e 250 mortes pela doença.

Para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, não há previsão de quando a pandemia vai desacelerar no estado. A prorrogação da calamidade, segundo ele, vai possibilitar a tomada de providências para frear o avanço do coronavírus. Pelas redes sociais, Mendes destacou a ampliação de leitos na rede pública de saúde e reforçou o papel da população no combate à doença.

“É importante na estratégia abrir leitos, salvar vidas, ter a nossa economia funcionando. Mas tudo isso só é possível se a população ajudar também. Precisamos que as pessoas tomem os cuidados, fiquem em casa se puderem. Se sair, saia com todas as medidas de segurança, use máscara o tempo todo. Não se brinca com a vida, nem sua nem de outras pessoas. O governo está fazendo a sua parte e se cada cidadão fizer a sua nos vamos vencer essa guerra aqui no estado do Mato Grosso”, afirmou.

A economia mato-grossense também sofre os impactos da crise. Segundo boletim econômico divulgado pelo governo do estado, de 1º a 15 de junho, a queda na arrecadação do ICMS, superou 94 milhões de reais, 13,7% menor do que no mês de março. O ICMS é o principal tributo arrecadado pelo Estado, responsável por cerca de 50% da receita pública. O boletim também aponta que o faturamento das empresas caiu em média 10,5% nas duas primeiras semanas deste mês.

O decreto de calamidade em Mato Grosso ainda poderá ser prorrogado, ou mesmo antecipado. De acordo com o governo estadual, isso vai depender da necessidade, uma vez que vão ser considerados os impactos socioeconômicos e financeiros causados pela pandemia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
reCaptcha Error: grecaptcha is not defined
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax