Prefeitura do Rio lança serviço de atendimento médico virtual
A prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (13), uma central de atendimento médico virtual. É o Telessaúde Rio. O serviço inovador visa ampliar o acesso da população aos serviços básicos durante a pandemia de coronavírus, como explicou o prefeito Marcelo Crivella.
Segundo a Secretária de Saúde do Rio, Beatriz Busch Araújo, com o novo serviço, pacientes que tiveram o acompanhamento médico afetado pela quarentena poderão continuar suas consultas de rotina, agora por videoconferência.
A secretária explicou ainda que a prestação do serviço será feita com responsabilidade e buscando a garantia de continuidade dos cuidados oferecidos pela Atenção Primária.
Ao todo, são 89 médicos já contratados e que atenderão em turnos pelo Telessaúde Rio.
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa fazer o cadastro no portal Identidade Carioca.
Na data e no horário marcados, o usuário fará o contato com o médico por meio da plataforma disponível no site.
A plataforma é um sistema de prestação de serviços de saúde à distância, com a ajuda das tecnologias da informação.
A proposta é que o serviço ultrapasse a média de 1,3 mil consultas semanais, com possibilidade de emissão de receitas, laudos e solicitações de exames, todos com certificação digital, garantindo a segurança dos pacientes.
A central de telemedicina contará com médicos especialistas em medicina de família e comunidade. O serviço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.
Os médicos trabalharão em um espaço integrado à Central Municipal de Regulação, em turnos de seis horas.
De acordo com a Prefeitura, o serviço de assistência virtual seguirá recomendações e protocolos do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.