Destaques

Apagão leva governo do Amapá a preceituar situação de premência

Apoie o PlanetaOsasco

O governo do Amapá decretou situação de premência devido ao apagão que deixou ao menos 13 cidades às escuras desde a noite de terça-feira (3). Em percebimento, o Ministério de Minas e Vigor informou que 14 dos 16 municípios amapaenses foram afetados pela de garra elétrica.
“Assinamos o decreto de situação de emergência pactuado em conjunto com a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil Estadual”, anunciou o governador Waldez Góes, nas redes sociais, hoje (6). Segundo Góes, a medida vai permitir a livramento de recursos “para o gerenciamento da crise causada pela falta de energia elétrica no Amapá”.
De tratado com o governador, ao discutir o ordem com o secretário Vernáculo de e Proteção Social, Alexandre Lucas Alves, foram definidos os objetivos prioritários do posição de influência para enfrentar a situação uma vez que providenciar a contratação de geração de garra emergencial para atender áreas críticas; concordar as cidades afetadas; providenciar logística para distribuição de água potável para a população e combustível para fornecimento dos geradores contratados, além-mundo da aquisição de hipoclorito para distribuição à população com devida orientação.
“Paralelo a isso, seguimos cobrando do governo federal e do [Operador Nacional do Sistema Elétrico] ONS o mais breve restabelecimento no fornecimento de energia nos 13 municípios que foram afetados por esse desastre”, acrescentou o governador.
A prefeitura da recurso do , Macapá, já havia proferido de drama pública na urbe, ontem (5). O Mandado nº 3.462/2020, assinado pelo prefeito Clécio Luís, tem validade de 30 vida. “O decreto de calamidade pública em razão do apagão servirá para nos ajudar a resolver o problema que estamos encontrando para comprar outros tipos de insumos”, explicou o prefeito.

Segundo o Ministério de Minas e Vigor, o ONS e o governo estadual, a quebra do de garra elétrica foi causado por um quesito que, além-mundo do desvinculação automático nas linhas de transmissão Laranjal/Macapá, causou um incêndio em um transformador da subestação da recurso, Macapá.
O transformador que pegou incêndio por volta das 21h de terça-feira (3) pertence à estabelecimento concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Vigor (LMTE), controlada pela espanhola Isolux, e foi totalmente destruído. Uma vez que outros dois equipamentos também foram danificados, recusa houve probabilidade de inopino das peças para religamento da subestação, informou o governo do .
Na quarta-feira (4) à noite, o ministro de Minas e Vigor, Bento Albuquerque, o diretor-geral da Vernáculo de Vigor Elétrica (ANS), André Pepitone, e o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, foram ao seguir de perto a situação. Posteriormente se reunir com técnicos e com o governador Waldez Góes, a comitiva ministerial passou a noite em Macapá a sorte de visitar a LMTE na manhã seguinte.
Ontem (5), depois inspecionar a subestação destruída pelo incêndio e sobrevoar a região, Albuquerque declarou que o pleno restabelecimento do serviço energético deve demorar cercado de 30 vida. Hoje (6), ele garantiu que pretende restabelecer o serviço integralmente em até dez vida. 
Sobre o posição inicial de tentar prometer até 70% do ainda ontem (5), Albuquerque fez uma novidade previsão. “[O plano inicial] Não deu certo porque é complexo. O equipamento já foi reparado e, agora, está havendo a filtragem do óleo do equipamento. São 45 mil litros de óleo. E temos que ter certeza de que o equipamento está em condições de operar. É nisso que estamos trabalhando. Acreditamos que até o fim do dia de hoje (6) tenhamos este transformador operando novamente”.
Hoje (6), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse ter uma boa perspectiva, do ponto de vista técnico. “Naturalmente, a dificuldade é muito grande, pois o estado está há mais de 60 horas sem energia elétrica ou com pouca energia em outras regiões. Enfim, foi uma fatalidade. Um acidente. Lógico que, em algum momento, as autoridades vão investigar os responsáveis que, com certeza, serão punidos lá na frente, mas foi uma fatalidade. E agora estamos buscando soluções para o problema”, disse Alcolumbre.
“Você não encontra um transformador na prateleira. E o Amapá é um estado distante do centro [do país], uma ilha à qual você só chega de avião ou barco”, acrescentou.
Em percebimento divulgada hoje (6), o Ministério de Minas e Vigor informou que um avião C-130 Hércules, da Potência Aérea Brasileira (FAB), chegaria ainda hoje a São Luis, no Maranhão, onde apanhará duas máquinas de sublimação de óleo, que seroada transportadas até Macapá, onde uma terceira motor do mesmo tipo chegou ontem, em uma .

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax