Destaques

Halo solar é visto no paraíso de Brasília neste sábado

Apoie o PlanetaOsasco

O paraíso de Brasília está dissemelhante neste sábado (7). Diversas coincidências envolvendo nuvens formadas de cristais de gelo, localizadas a restante de 10 milénio metros de , e a refração da luz solar possibilitaram a geração do chamado “halo solar” com as cores do arco-íris ao volta do grande planeta.
“Não diria que é um evento raro. Mas é um evento lindo e imperdível”, disse à Remuneração Brasil o meteorologista do Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo.

O prodígio chamado de halo solar pôde ser visto pelos moradores da federalista. O impressão é provocado pela refração dos raios solares sobre os cristais de gelo que formaram as nuvens  – Marcello Par jr/Remuneração Brasil

Segundo ele, esse evento negativa é formado em qualquer nuvem. “É necessário que essas nuvens sejam formadas de cristais de gelo e a uma altura para lá de 10 mil metros. Mas para se formar depende ainda de uma coincidência com relação à posição do Sol, de forma a possibilitar que a refração da luz solar incida sobre esses cristais para então formar o halo”, explicou Mamedes.
Evento similar pode ocorrer tendo a Lua ao foco. “Nesse caso, forma-se um círculo de nuvem ao redor do satélite natural”, acrescenta.
Mamedes explica que, em , esse evento ocorre quando há pândega de nuvens, em seguida chuva. “As nuvens mais baixas são levadas pelo vento e essas que estão mais alta permanecem. Pode ocorrer também no final de períodos secos, quando as nuvens começam a chegar”.
Quem quiser ver levante belo prodígio precisa, no entanto evitar olhar diretamente para o Sol. contrário poderá queimar a retina, prejudicando de definitiva a visiva.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
reCaptcha Error: grecaptcha is not defined
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax