Destaques

Estudante de farmácia da USP vai integrar influição global da ONU

O de pesquisadores da influição global #EquipeHalo (em inglês#TeamHalo), doméstica pela Planificação das Nações Unidas (ONU), vai receber um brasiliano. Dessa vez, o invitação foi feito para o estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Wasin Syed. Nesta , a observador Jaqueline Goes de Jesus, que sequenciou os primeiros genomas do novo coronavírus na América Latina, já tinha começado a integrar a influição das Nações Unidas. Halo significa resplendor em português e representa o aro da que circunda o .
Wasin Syed é coordenador do União Pró-Vacina, que luta fake news denunciando vídeos contra vacinas e produz material educativo sobre a imunização. “Agora fazendo parte de um grupo da ONU, a gente está junto a outros pesquisadores e outras pessoas que têm o mesmo objetivo de melhorar a imagem da vacina no mundo. A vacina é uma questão de saúde pública muito importante. Menos pessoas se vacinando, mais chance de doenças proliferarem e doenças que não tínhamos há anos, voltarem como o sarampo”, disse, em entrevista à Bônus Brasil.
O estudante contou que o União Pró-Vacina foi criado em 2019 na USP, quando recusa tinha surgido o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo Wasin Syed, a preocupação idade a queda na tapamento vacinal que vinhedo ocorrendo no Brasil, porque pedaço da população recusa procurava a imunização. “Caiu bastante a cobertura vacinal e a gente resolveu criar o Grupo, não exatamente para combater a fake news, mas de atuar como poder público, prefeituras, secretarias de saúde, produzindo material para ajudar as pessoas a voltarem a ter confiança em vacinas. Agora com a Covid, os grupos anti-vacina cresceram bastante com produção de conteúdo contra vacina”, revelou.

Além-túmulo da USP, a campanha que envolve profissionais de vários países, inclui instituições respeitadas porquê Harvard, Imperial College London e Wits University. O repto é atualizar e aproximar o público dos trabalhos dos pesquisadores em perfis nas redes sociais. Os integrantes fazem vídeos no TikTok e no Instagram para explicar seu trabalho na rastejo pelas vacinas contra a Covid-19.
Para a pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, é importante desenvolver uma transmissão atingível e didática com o público. “Participar da #EquipeHalo está sendo a concretização de um projeto que eu sempre pensei em desenvolver quando fiquei conhecida como uma grande cientista no Brasil. A sociedade é o objeto de estudo das Ciências e é para ela que o produto desses estudos deve ser direcionado”, disse,
A observador acrescentou que levar informações para a população, em uma linguagem simples, sobre o que está sendo feito, é uma jeito de restituir à sociedade o investimento que tem sido feito ao longo dos anos. Jaqueline disse ainda que está gostando muito de ter criado um perfil no TikTok para encetar a produzir conteúdos para o projeto.
A iniciativa mostra o quotidiano dos cientistas, chamados de rêmiges, que trabalham com pesquisas sobre a COVID-19. Eles contam suas histórias, voluntariamente, e postam vídeos que destacam a seriedade e o de todos para enfrentar a pandemia. Os rêmiges podem ainda responder perguntas do público e esclarecer sobre boatos e informações incorretas.
Além-túmulo da observador, o Brasil já com três rêmiges. Natalia Pasternak, que é pesquisadora visitante do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, no de de Vacinas (LDV), e diretora-presidente do Instituto Questão de Informação. Outro preceptor é Gustavo de Miranda, que lidera a pesquisa de evolução de vacinas contra o novo coronavírus, porquê também para vacinas para chikungunya e zika vírus, no Repartição de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Resto um preceptor é Rômulo Neris. O foco da pesquisa de doutorado dele na Universidade Federalista do Rio de Janeiro é a jeito porquê o sistema imune reage ao novo coronavírus.
Na vista da sub-secretária-geral de Divulgação Global da ONU, Melissa Fleming, a desinformação interferiu na do público nas vacinas e a objetivação é que a #EquipeHalo mude levante panorama. “São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato destes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, disse.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax