Esportes

Tribunal espanhol ordena que Fifa e Uefa cessem oposição à Superliga

Uma juíza espanhola determinou que a Fifa e Uefa interrompam sua oposição a uma nova competição conhecida como Superliga Europeia, afirmando que as duas entidades estão praticando um comportamento anticompetitivo e abusando de sua posição dominante 

A juíza Sofia Gil García decidiu que as entidades violaram leis da União Europeia ao proibirem que clubes participassem de um novo campeonato de futebol profissional que havia sido proposto, segundo um comunicado do tribunal nesta segunda-feira. 

Na decisão, Gil García também ordenou que Fifa e Uefa revertam imediatamente qualquer medida anticompetitiva adotada no passado. 

O caso foi apresentado pela A22 Sports Management, a empresa de desenvolvimento esportivo por trás do plano para criar a Superliga, contra a Federação Espanhola de Futebol, a La Liga, que responsável pelo Campeonato Espanhol, a Uefa e a Fifa, que bloquearam a Superliga. 

“A era do monopólio agora definitivamente acabou”, disse o CEO da A22, Benrd Reichart, em um comunicado após a decisão, dizendo que foi “um importante passo na direção de um panorama verdadeiramente competitivo e sustentável do futebol da Europa”. 

A La Liga e a Uefa insistiram que a decisão não apoiou explicitamente a criação da Superliga. 

“A decisão não dá a terceiros o direito de desenvolver competições sem autorização e não está relacionada a nenhum projeto futuro nem, na verdade, a qualquer versão modificada de um projeto existente”, disse a Uefa, em comunicado.

A proposta de uma liga dissidente de 12 importantes clubes europeus, apresentada em 2021, gerou protestos generalizados de torcedores e ameaças de sanções da Uefa. Nove deles acabaram desistindo da ideia. 

(Reportagem adicional de Trevor Stynes)

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Via EBC – IMG Oficial Divulgação
Conteúdo inspirado ou obtido com base em plataforma ‘.gov.br’
Verificado por RJ983 – Conteúdo marcado como ‘verificado’.
Img não armazenada em nossos servidores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax