Manchetes

E os trabalhadores, como ficam?

Apoie o PlanetaOsasco

Esse ano de 2015 começou com anúncios de demissão de trabalhadores metalúrgicos do ABC paulista. 

Depois, o governo federal anunciou duas novas medidas provisórias que tratam do seguro desemprego e da pensão por morte. No caso da Petrobrás, permeado de denuncias de corrupção, as empreiteiras começam a demitir e complicar o cenário econômico em várias cidades.
 
E, agora, surge o caso das contas secretas do HSBC; a pergunta que precisamos fazer é: e como ficam os trabalhadores?
 
No ABC paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC construiu um acordo com as montadoras, evitando por enquanto, demissões no setor; mas o cenário econômico deixa uma dúvida de como será nos meses futuros. Será que haverá vendas de carros novos; será que a economia vai continuar a andar? São perguntas que temos que fazer e pensar no que virá.
 
As medidas provisórias que tratam do seguro desemprego e da pensão por morte, foram emitidas sem conversa com o movimento sindical e houve muito atrito com as centrais sindicais. Dia 28 de janeiro, na Avenida Paulista, houve manifestações, que eram para ser discutiras as MP 664 e 665, mas tornou-se um ato contra o governo federal, com críticas à Dilma Rousseff.
 
O caso da operação Lava Jato da polícia federal, prendeu executivos das principais empreiteiras do Brasil e causou um grande transtorno para a construção civil. Muitas empreiteiras optaram por paralisar as obras das refinarias da Petrobrás e outras obras como dos aeroportos e isso está causando demissões …
 
Final de fevereiro, um jornalista brasileiro, divulga uma suposta lista de brasileiros com contas na Suíça e que o banco HSBC operava para que muitos destes não pagassem impostos e contribuições aos países. Só no Brasil a lista do HSBC detém muitos brasileiros. Agora com as denuncias corremos o risco de o banco reduzir suas operações no país e isso quer dizer, mais demissões.
 
Denuncias, apurações e possíveis condenações devem ocorrer com quem errou; mas os trabalhadores não podem pagar com seus empregos.
 

Valdir Fernandes, conhecido por Tafarel, é Diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Diretor CUT/SP, Coordenador da Sub-sede CUT de Osasco, membro do PT Macro Osasco. Contatos.: [email protected]

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax