Banco Central indica que país voltou a crescer em fevereiro
A atividade economica registra expansão de 0,36% em fevereiro ante a janeiro, quando o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,11% na comparação com o mês anterior. Pelo levantamento, o índice subiu de 145,50 pontos para 146,03 pontos. Os dados estão dessazonalizados. Isso significa que já estão descontados os impactos que diversos fatores têm sobre a economia em determinadas épocas do ano.
Esse é um bom sinal, apontando que os levantamentos permanententes e com menor impacto de eventos específicos (como final de ano, carnaval, etc…) permitem maior credibilidade aos dados. Inclusive, os sinais de recuperação parecem não amainar.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
Os números do índice são uma análise do BC sobre o crescimento, mas no Brasil quem divulga o PIB (a soma de todos os bens e riquezas de um país) é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.