Toque de recolher em Jandira é alimentado por boatos no WhatsApp
Os boatos de um toque de recolher em Jandira se espalharam rapidamente com o uso do aplicativo WhatsApp. As ameaças –inicialmente dirigidas apenas ao bairro Brotinho- foram aos poucos envolvendo toda a cidade e arredores.
No final da tarde, o município de Itapevi começou a aparecer nos áudios atribuídos aos traficantes (que determinariam a obrigatoriedade do fechamento do comércio local e a paralização de coletivos) causando repercussão ainda maior em Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Osasco.
Boato ou Verdade?
A morte de uma mulher –acusada de liderar o tráfico no Brotinho- desencadeou ameaças disparadas por telefones pré-pagos para números aleatórios na região. A estratégia foi seguida de textos que ilustravam a seriedade do caso.
Extraoficialmente, policiais civis questionados por nossa reportagem cogitaram que o toque de recolher era uma ameaça local que se espalhou facilmente com o uso do aplicativo. No momento que envolveu Itapevi, a sensação era a de que o fechamento de comércios, escolas e a paralização do transporte público poderia atingir toda a região oeste da capital.
O policiamento foi reforçado em todas as cidades da região, com blitz em diversos bairros e arredores do Rodoanel.