Centro de Preparação Olímpica em Osasco garantirá estrutura aos novos atletas
A Prefeitura de Osasco, em parceria com o governo federal, vai ampliar a infraestrutura esportiva do Centro Poliesportivo Domingos Piteri, na Vila Ayrosa, criando um Centro de Treinamento e Iniciação ao Esporte de alto rendimento.
O projeto do Centro Esportivo prevê a construção de mais um ginásio, pista de atletismo e arremesso, quadras, dentre outras melhorias.
A ideia é que um ginásio seja utilizado em nível olímpico e o outro fique à disposição da comunidade. Serão necessárias algumas adaptações para avançar com o projeto e o prazo inicial é de conclusão ainda neste ano. O projeto já conta com orçamento federal disponível.
Novo Centro de Iniciação Esportiva
O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O valor de investimento previsto para o modelo III, que será implementado em Osasco, é em torno de R$ 3 milhões.
No modelo III, o tamanho total do terreno é uma área de 7 mil m² e da área construída 3.750 m². No local, haverá um ginásio poliesportivo com arquibancada para capacidade para 177 lugares; área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público; e ainda estruturas de atletismo. O projeto CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Módulo III), que prevê o ginásio poliesportivo mais complexo de atletismo de 3.700 m², está dividido inicialmente em quatro áreas: (A) salto em altura, (B) raia de atletismo de 110 m, (C) salto em distância/salto triplo e (D) arremesso de peso.
No projeto, a expectativa é de que as modalidades atendidas sejam: esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, ginástica artística, judô e atletismo. As paraolímpicas são: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário). E ainda como modalidade não olímpica futebol de salão.