Manchetes

Centro de Preparação Olímpica em Osasco garantirá estrutura aos novos atletas

Apoie o PlanetaOsasco

A Prefeitura de Osasco, em parceria com o governo federal, vai ampliar a infraestrutura esportiva do Centro Poliesportivo Domingos Piteri, na Vila Ayrosa, criando um Centro de Treinamento e Iniciação ao Esporte de alto rendimento. 

O projeto do Centro Esportivo prevê a construção de mais um ginásio, pista de atletismo e arremesso, quadras, dentre outras melhorias.

A ideia é que um ginásio seja utilizado em nível olímpico e o outro fique à disposição da comunidade. Serão necessárias algumas adaptações para avançar com o projeto e o prazo inicial é de conclusão ainda neste ano. O projeto já conta com orçamento federal disponível.

 

Novo Centro de Iniciação Esportiva

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O valor de investimento previsto para o modelo III, que será implementado em Osasco, é em torno de R$ 3 milhões.

No modelo III, o tamanho total do terreno é uma área de 7 mil m² e da área construída 3.750 m². No local, haverá um ginásio poliesportivo com arquibancada para capacidade para 177 lugares; área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público; e ainda estruturas de atletismo. O projeto CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Módulo III), que prevê o ginásio poliesportivo mais complexo de atletismo de 3.700 m², está dividido inicialmente em quatro áreas: (A) salto em altura, (B) raia de atletismo de 110 m, (C) salto em distância/salto triplo e (D) arremesso de peso.

No projeto, a expectativa é de que as modalidades atendidas sejam: esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, ginástica artística, judô e atletismo. As paraolímpicas são: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário). E ainda como modalidade não olímpica futebol de salão. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax