ManchetesOpinião

Metrô pagou 85% do valor de um trem novo em reforma de antigo

Apoie o PlanetaOsasco

O metrô de SP pagou em reformas de trens com 30 anos de uso o equivalente a 85% do valor de um trem zero km. O preço da modernização dos trens é 20% maior do que o anunciado pela administração de Geraldo Alckmin e, cerca de 70% maior que o valor inicialmente licitado.

O rombo do Trensalão é de, aproximadamente, 800 milhões de reais; a afirmação é do promotor Marcelo Milani. O promotor cogita –inclusive- solicitar a dissolução de empresas como Alstom, Siemens e Bombardier em território nacional.

Milani pediu a paralização nas reformas de trens antigos e a entrega imediata de trens ‘guardados’ nos galpões das empresas.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que acata o pedido da justiça para paralisar a reforma de novos trens e a decisão foi vista por especialistas como uma forma de evitar uma derrota jurídica em ano eleitoral.

A situação é tão grave para as empresas envolvidas quanto para o próprio governo Alckmin. Dentro de 90 dias as empresas podem ser obrigadas a pagar 800 milhões de reais aos cofres públicos, valor apontado como fraude -apenas- nas reformas dos trens.

Se somadas as fraudes do ISS, no governo municipal de Kassab, com o Trensalão, no governo Alckmin, os cofres públicos perderam mais de 1.3 bilhão de reais. Essa é a maior soma já registrada em fraudes contra o erário público de toda a história recente do país.

 

Por Gabriel Martiniano

Arte: Democracia Política

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax