Índices de homicídio caem pela metade na Região Oeste Metropolitana
Hoje, entre as preocupações do cidadão brasileiro no dia a dia, uma das mais presentes é a insegurança. Com os noticiários sensacionalistas valorizando ainda mais este conteúdo, as pessoas temem serem alvo de assaltos, agressões e homicídios a todo momento. A sensação de segurança da população, quando abordamos o assunto nas rodas de conversa não apresenta grande avanço. Já nos números…
A Região Oeste neste estudo feito a pedido da Secretaria Estadual de Segurança mostrou que os casos de homicídio caíram pela metade, no comparativo entre janeiro e fevereiro. No primeiro mês do ano, foram 18, contra 9 em fevereiro.
Osasco aparece neste estudo como a 9ª microrregião que apresentou maior redução de crimes de homicídio no país. O estudo elaborado pelo IPEA (Instituto de Polícia Econômica Aplicada) e pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) ainda mostra que a redução nas cidades da Região Oeste Metropolitana chegou a 52,4% e em primeiro nesta lista está a capital paulista, com 64,98%, o que equivale a 16,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Nesta lista, a cidade de Foz do Iguaçu, que apresenta a maior taxa, corresponde a 30,4 homicídios por 100 mil habitantes. Recentemente, Osasco intensificou as operações da Guarda Civil no programa Osasco Seguro, espalhando viaturas e efetivos em diversos pontos da cidade, com o objetivo de proporcionar à população mais sensação de segurança, principalmente nos bairros menos centrais.
Por Diego Machado