Manchetes
O Impeachment e o Futebol
O Impeachment e o Futebol – Não se fala em outra coisa a não ser impeachment. A situação de Dilma Rousseff está mais complicada que a de São Paulo e Palmeiras na Libertadores. A presidente está sobrando no barco só com aqueles companheiros ‘mesmo’. E lutando… talvez em vão. Já tem data para o afastamento: domingo. O ar de ‘já perdeu’ se sente em muitos gabinetes. Como adoramos analogias, que tal uma?
O movimento e o discurso pró-impeachment não parece aqueles cães desenfreados correndo atrás de carros? A hora que para no sinal, não sabe o que fazer. Está com uma cara de que segunda terá esse clima de vazio no ar. A questão não é usar vermelho ou amarelo, a questão é: o que fazer depois do impeachment? Já sei. Lotar os barzinhos da Paulista?…
A primeira votação, desta segunda, deu 38 a favor e 27 contra a saída de Dilma. A diferença relativamente pouca não traduz o que se vê nas mídias. Assemelha-se à diferença das manifestações de rua.
E por falar em diferença, há uma dificuldade instaurada de se compreender alguns significados de palavras. Ser a favor do impeachment não significa que você “torce” por algum partido de oposição. E se você é contra, não é porque você recebe do governo algum benefício. Tem gente que ainda apoia algumas causas porque acredita. Juro.
Vamos a mais uma analogia: vamos supor que na regra do futebol, nenhum jogador pudesse fazer falta no escanteio esquerdo do ataque, sendo esta infração a única passível de expulsão. Pois bem, o jogador dá voadora no meio de campo, chuta o outro no chão, cospe no adversário, xinga o juiz, faz o diabo. Porém, a falta no escanteio esquerdo do ataque ele não fez. Ou seja, não irá mais cedo pro chuveiro. Continua no campo, com ou sem apoio da torcida. Com Dilma, é parecido. O governo dela está bom? Não, uma porcaria bem razoável. Porém, para afastá-la, só vale o crime de responsabilidade fiscal. Até agora, ainda não se apresentou provas consistentes e/ou irrefutáveis. Ela deu carrinho na lateral, agrediu o técnico adversário, ofendeu os reservas adversários, faz um fuá… mas, a tal falta no escanteio esquerdo, não.
A jogadora está queimada com a torcida… mas que cometeu falta pra expulsão, isso não.
M.M.