Manchetes
Central Parque de Osasco terá assinatura de Ruy Ohtake
Todo trabalho concluído, entregue, passa primeiro por projeto, orçamento, aprovação, construção, andamento, finalização, até o gran finale: inaugurar. Como tudo é feito com um passo de cada vez, nesta terça-feira, Osasco dará um passo significativo para a mudança de conceito da imagem e funcionamento da cidade.
A prefeitura apresentou um megaprojeto para Lançamento do Parque Central na última terça, na Sala Osasco. A ideia será transformar o espaço onde hoje é a prefeitura numa espécie de “Central Park”, como tem na gringa, lá em NY.
A iniciativa se baseia na modernização das cidades que não se adequam mais a ter um espaço horizontal tão grande como é a área da prefeitura para um prédio administrativo. Utilizar este espaço de forma mais inteligente é devolvê-lo à população, com qualidade de vida. E para unificar os trabalhos municipais, burocráticos e também os legislativos, o novo paço onde era a empresa Hervy também abrigará a Câmara Municipal. Ou seja, tudo num lugar só pra facilitar pra todos na questão de acesso, pois será próximo à estação da CPTM e do Largo de Osasco.
E com um aperfeiçoamento profissional em todas as áreas que vem sendo feito, a construção desse parque deveria seguir as tendências de modernização e com especialistas. O projeto é assinado por ninguém menos que Ruy Ohtake e Marcelo Faisal Cury, referências mundiais em arquitetura e paisagismo, respectivamente. Além disso, estão previstos próximos ao paço, um novo teatro e uma praça.
As obras na região do Bonfim, já incorporadas ao Centro já estão em andamento. Com a conclusão do Paço, a prefeitura entrega metade do terreno da prefeitura (15 mil m²) para a construção do parque. Ao término, a empresa recebe a outra metade (os outros 15 mil m²) para a construção de edificações comerciais.
Este novo parque central contempla uma área para shows, com acústica adequada e espaço para até 3 mil pessoas, além de pista de skate, biblioteca e mais uma série de espaços que serão bem mais usados pela população. E ainda por cima, tornarão a imagem junto ao arco que representa Osasco e a ponte metálica, a paisagem das fotos também bem mais bonitas para quem nem conhece. Mas, acredito que quem mal conhece, vai querer conhecer.
M.M.