Opinião do professor MARCO AURÉLIO
Mais de mil professoras e professores de Osasco, liderados pela APÓS e SINTRASP, estão no dia de hoje – 26 de abril – em frente à Prefeitura de Osasco, numa grande manifestação, depois de um longo tempo de ostracismo. A manifestação exige a regulamentação pra valer da Lei Nacional de Valorização do Magistério, que determina – entre outras coisas – o pagamento correto do 1/3 de hora atividade e do Piso Nacional de Salários da Lei Federal 11.738/08, que foi implantada errada na administração passada. Como, também, a regulamentação do Plano de Carreira do Magistério, que há muitos anos é discutido e nunca implantado de fato na rede municipal. Além, é claro, de aumento salarial responsável para educadoras e educadores de nossa rede. Depois de mais de um ano de um outro governo, nada mais justo.
É lindo ver o Magistério de nossa cidade reivindicando seus direitos na frente da Prefeitura, assim como fizeram os professores de São Paulo e Amazonas recentemente, com a vitória dos trabalhadores. A manifestação vai ser o dia todo, para dar espaço aos períodos da manhã e tarde.
E, pelo que vi agora cedo, o movimento tem o apoio da população. Os carros que passavam em frente ao prédio da Prefeitura faziam questão de buzinar, em apoio às professoras e professores de nossa cidade.
Marco Aurélio Rodrigues Freitas é Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no Planeta Osasco.