Enem tem menor abstenção da história
O Exame Nacional do Ensino Médio teve a menor abstenção da história. O dado foi divulgado na entrevista coletiva concedida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, após o termino do primeiro dia do exame. De acordo com o balanço, um milhão e duzentas mil pessoas não compareceram aos locais de prova, o que representa cerca de 23% do total de inscritos.
Trezentas e setenta e seis pessoas foram eliminadas em todo o país por descumprirem regras do edital. Para o Ministro Abraham Weintraub, o Enem transcorreu com tranquilidade.
“Foi um sucesso, deu certo… foi o mais baixo em termo de custo por aluno e o mais baixo em termos de problemas”, afirmou o ministro.
Apesar de ter sido vazada uma foto da prova de redação, o ministro garantiu que nenhum candidato foi prejudicado. A suspeita é de que um aplicador tenha pegado a prova de um candidato ausente e divulgado nas redes sociais. Weintraub afirma que o autor do vazamento responderá judicialmente pela divulgação.
“Ele vai ter que responder pela ação. Houve a tentativa de colocar em xeque o Enem. Ele está mexendo com a vida de cinco milhões de pessoas”, declarou o ministro.
No próximo domingo, dia 10, os candidatos realizarão a segunda etapa do Exame. Desta vez, serão cobrados conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática. E no dia 13 de novembro, quarta-feira, os participantes terão acessos aos gabaritos oficiais da prova pelo portal do Inep, no endereço inep.gov.br, ou pelo aplicativo do Enem.