Observatório

Carnaval: veja dicas para aproveitar a folia com saúde e receitas para manter a energia

Marília tem Carnaval de rua dos mais animados do estado

Música, calor, fantasias e muita alegria. Essas são algumas das características da festa mais popular do Brasil, que começa neste fim de semana em todo o Brasil.  E nesses dias onde os foliões só querem saber de festejar, é importante não se descuidar da saúde.

Por isso, a nutricionista da Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sizele Rodrigues, 38 anos, orienta: “Beba de dois a três litros de água para manter a hidratação e repor os eletrólitos perdidos com o suor”. Os eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das células, fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Segundo Sizele, nesta época do ano é normal que as pessoas passem mais tempo fora de casa e descuidem da hidratação e, também, da alimentação. Por isso, é necessário tomar muito cuidado com os lugares onde vai consumir. “Observe as condições de higiene do estabelecimento, dos manipuladores e se os alimentos estão acondicionados em temperaturas adequadas”, aconselha a nutricionista.

Além disso, também é recomendado fazer refeições completas antes de sair de casa. Sizele sugere dar preferência a alimentos leves, que não sejam ricos em gorduras, mas garantem os nutrientes necessários para aproveitar as festas com muita energia.

Os alimentos mais aconselhados para esses momentos são: frutas, cereais integrais, ovos, carnes magras, verduras e legumes. E todos esses itens são facilmente encontrados na feira ou nos supermercados.

E quando o assunto é Carnaval, é preciso tomar cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, hábito muito comum entre os foliões. “Não exagere no consumo de álcool e intercale sempre com água”, alerta Sizele.

As bebidas alcoólicas inibem o ADH – hormônio antidiurético que controla a urina. O consumo de álcool faz com que aumente o volume de urina, o que pode levar à desidratação. Por isso, beber água antes, durante e após a ingestão de álcool pode ajudar a diminuir os efeitos da bebida no organismo.

Além de se manter hidratado, também é recomendado ter uma boa noite de sono. “Recarregar a energia é muito importante para proteger a imunidade e garantir a curtição do início ao fim”, recomenda a nutricionista.

Uma boa noite de sono consegue diminuir a frequência de doenças, reduzir o estresse e fazer com que as pessoas consigam se concentrar mais em suas atividades diárias, além de ajudar o organismo a combater infecções e se manter saudável.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), adultos entre 18 e 60 anos devem ter sete ou mais horas de sono por noite.

Outro ponto de atenção é a pele exposta ao sol durante os dias de festa. Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Carnaval de 2024 será marcado por temperaturas elevadas em grande parte do país. Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, revela que serão dias de muito calor, com possibilidade de chuva rápida, ao final das tardes.

Por isso, é preciso redobrar a atenção. “Não se esqueça de usar protetor solar com alto fator de proteção”, diz Sizele. “Consuma também alimentos como cenoura, melancia, tomate, mamão, pois uma dieta rica em componentes como o betacaroteno e o licopeno pode contribuir para a saúde da pele”, conclui.

Além dessas dicas da nutricionista da Secretaria de Agricultura, confira duas receitas de suco energizante que podem ajudar a recuperar o fôlego para curtir todos os dias de Carnaval.

Confira:

Receita de suco energizante

Ingredientes

  • 300 ml de água
  • 1 cenoura picada
  • ½ beterraba
  • 1 pedaço de 2 cm de gengibre
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada
  • 1 rodela pequena de abacaxi

Modo de preparo

Para preparar a receita de suco, bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione algumas pedras de gelo para deixar a bebida refrescante. Ao unir as propriedades do gengibre, o poder energizante do abacaxi, as fibras da cenoura e da beterraba e os benefícios da linhaça para o cérebro, é obtido uma mistura poderosa, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. 

Receita de suco energizante

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 1 cenoura pequena
  • 1 pedaço de gengibre descascado (cerca de 2cm)
  • 1 colher de sobremesa de guaraná em pó
  • 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes, exceto a canela, no liquidificador, com gelo. Coloque em um copo, adicione a canela e mexa.

Benefícios:
 Este suco tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório, o que é benéfico para atletas, ajudando a prevenir dores musculares e lesões após o treino, além de contar com carboidratos de fácil digestão, que fornecem e repõe a energia pós-treino.

Além disso, a canela e o gengibre aceleram o metabolismo, contribuindo para quem deseja perder peso. A bebida também aumenta a circulação sanguínea, favorecendo a chegada de nutrientes para o músculo e dando mais disposição. Pode ser consumido antes ou depois do treino.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax